Cuidar da Gestão de Crise de uma empresa não é para qualquer um. Porém, se você chegou até este conteúdo, é porque se preocupa o suficiente para querer que o seu negócio não sucumba diante das dificuldades do dia a dia. Gerir crises faz parte das atividades de todo administrador mas há muitas outras atribuições que também ocupam espaço na agenda. Portanto, pode tornar-se algo para “olhar amanhã”.

O problema é que o amanhã chega antes do esperado. Com ele, os problemas em escala exponencial. Ou você acha que empresas como Google e Apple conseguiram identificar cada lacuna relacionada a crises de seus negócios a tempo? É claro que não! Mas, nos últimos anos, o assunto ganhou relevância global. Em consequência, diversos profissionais começaram a procurar por soluções que consigam identificar a tempo as tais lacunas e crises, e geri-las passou a ser algo possível.

O resultado dessa equação recente é que tanto as gigantes de tecnologia quanto a mais antenada microempresa conseguem desenvolver-se muito melhor a partir do momento em que a Gestão de Crise é implementada em sua rotina. Como você sabe, há diversos aspectos que influenciam diretamente na produtividade, desenvolvimento, imagem e lucro de um negócio.

Por isso, trouxemos 5 razões para implementar em sua empresa agora a Gestão de Crise. Com elas, você vai compreender exatamente como funcionam as etapas dentro de um negócio, seja ele de qual tamanho for, ou em qual segmento estiver. Vamos começar pelo Calcanhar de Aquiles de muita empresa:

1. GESTÃO DE CONTROLE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO É O PRIMEIRO PILAR

Existem diversos processos que englobam a Gestão de Crise, porém, se há um deles que se pode chamar de pilar, é o planejamento financeiro, e tudo o que está em seu escopo. Gerir problemas relacionados a lacunas ou excessos que interfiram no lado financeiro de uma empresa é emergencial, portanto, atitudes rápidas, práticas e eficazes precisam ser tomadas.

A primeira delas é a avaliação da saúde financeira do negócio. Avaliar como estão os detalhes, como o pró-labore, o uso dos recursos da empresa, como o controle de tudo é realizado, quais processos existem, como são as manutenções de seus equipamentos, acompanhamento e aferição de cada um, como estão plano de contas, centro de custos e o fluxo de caixa.

Para que isso aconteça, porém, é necessário auditar, averiguar e estabelecer metas de melhorias. Por sua vez, elas precisam de profissionais preparados, que compreendam o que é o controle de riscos, o planejamento financeiro de forma ampla e específica, e que consigam traçar as formas de garantir que os mesmos erros sejam evitados. E isso, em si, é a Gestão de Crise de forma abrangente. Mas, dentro do contexto financeiro, é o indicativo de primeiro passo, por conta de tudo o que representa a saúde financeira de seu negócio.

2. DEFINA OS PROCESSOS DA EMPRESA E TENHA A GESTÃO DE CRISE EM SUAS MÃOS

Definir os processos de qualquer empresa é essencial para que ela continue existindo, mas é ainda mais importante para que o futuro faça parte do negócio como algo planejado, bem encaminhado e, em consequência, controlado. Para que isso ocorra, então, os passos simples que levarão à definição dos processos são: 

– Procedimentos que serão adotados; 

– Quem serão os responsáveis por eles; 

– Quais são as prioridades organizacionais; 

– O tempo de resposta de cada problema; 

– Definição de processos que previnam erros; 

– E a criação e o fortalecimento de uma cultura organizacional.

Tudo isso faz parte do que a Gestão de Crise faz em um negócio, porém, dentro dos processos de toda empresa, foram esses o passo a passo básico para torná-los reais e eficazes. A partir disso, os processos estarão encaminhados, mas, é necessário ter a equipe certa cuidando de cada etapa.

3. ALINHAR SETORES GARANTE COMUNICAÇÃO UNIFORME E TODOS TRABALHANDO PELO MESMO PROPÓSITO

Seja qual for o propósito de sua empresa, e seja o que ela oferece (produto ou serviço – ou ambos), com certeza a burocracia se torna intrínseca aos processos, o que interfere, claramente, nos resultados, mas, sobretudo na comunicação. A hierarquia pode ser mal interpretada, os ruídos ocorrem de colega para colega, os setores se confundem e, com isso, os excessos acompanhados de erros surgem. 

Aliás, são esses excessos que acabam atrapalhando o desenvolvimento pleno do trabalho. Ainda que não haja perfeição no alinhamento de uma companhia, definitivamente existe a busca por ele, e o equilíbrio encontrado diariamente é necessário para que cada demanda seja atendida. Por exemplo: uma companhia de papel, cuja equipe de vendas está desalinhada com o estoque, ou cuja logística não esteja preparada para as entregas, encontra diversos excessos entre um processo e outro.

Com a comunicação, isso ocorre diariamente, porque toda e qualquer empresa é feita de duas coisas: processos e pessoas. Ambos falham; o segredo do sucesso, portanto, está em encontrar, alinhar, otimizar e seguir em frente para que tudo continue acontecendo devidamente. Uma empresa cuja comunicação está desalinhada pode, inclusive, ter seu próprio CEO defasado para o cargo, pois ela possui suas próprias necessidades, mas também seus próprios tropeços.

Contudo, o que diferencia cada uma das etapas no controle e Gestão de Crise de um negócio é a forma de acabar com cada excesso e seus erros, cada percalço. Existem técnicas que permitem aos profissionais avaliarem uma empresa e, em um processo de observação apurada, cujo propósito é o estabelecimento de metas de curto e médio prazo, será feita a análise de fato do que está acontecendo entre uma etapa e outra. 

4. COMO A GESTÃO DE PESSOAS INFLUENCIA EM BONS RESULTADOS

Os processos relacionados à Gestão de Crise existem para compreender muito além das falhas, e sim o potencial de seu negócio. Sendo a gestão de pessoas um dos pilares de toda empresa, é claro que trazer um olhar profissional a essa questão trará bons resultados, como: incentivar o diálogo, evitar ruídos dentro de equipes e Inter setoriais, consolidar a união dos colaboradores, criar a imagem da empresa.

Desta forma, questões relacionadas à progressão do trabalho e até mesmo ao lucro costumam estar atreladas à gestão de pessoas, mas poucos profissionais dão a devida atenção ao assunto. Portanto, chegou a hora de você se diferenciar, mais uma vez, e checar como uma equipe especializada pode cuidar da Gestão de Crise voltada à comunicação de seu negócio.

5. GRANDES RESULTADOS SURGEM COM FOCO EM VENDAS COM MARGENS POSITIVAS

Com cada uma das etapas relacionadas à Gestão de Crise, existem dois caminhos a percorrer após a tomada de conhecimento: corrigir os processos de forma sistêmica e contínua, ou simplesmente pular as averiguações necessárias, as quais definitivamente podem ser as responsáveis por salvar qualquer negócio. Desta forma, cabe a você olhar para a sua empresa, seja de qual segmento for, e enquadrá-la no caminho correto a seguir.

Em consequência, com toda a estrutura organizada e alinhada às necessidades levantadas pelos processos instaurados, é a vez de potencializar o foco em vendas, corrigindo, também, lacunas que surgem gradativamente. Por exemplo: sua empresa realmente atende ao público de forma assertiva? Ela consegue realizar todas as etapas de vendas sem ruídos de comunicação? O que ela oferece tem a ver com o público para o qual está alcançando?

Reenquadrar a estrutura de vendas, e alinhar com o que o seu negócio precisa justamente para não cair novamente em falhas que impedem o potencial de margens de lucro positivas. Para que isso aconteça, então, é necessário estabelecer alguns parâmetros: adequação das estratégias mensais, trimestrais, semestrais e anuais; treinamento e conscientização ativa da equipe de vendas; atendimento pós-vendas eficaz; assertividade do produto ou serviço em relação ao que ele promete entregar.

Para que tudo se alinhe, porém, não basta apenas reunir-se diariamente em longos encontros (presenciais ou virtuais). Você precisa de um profissional capacitado para que todas as lacunas sejam identificadas por quem tem o olhar treinado, astuto e prático, e que não compreenda os vícios típicos de quaisquer empresas. A intenção é, afinal de contas, potencializar as vendas e ampliar as margens de lucro, portanto, nada melhor do que uma equipe especializada para tornar isso possível, não é mesmo?

Portanto, para evitar cair em problemas sérios dentro de seu próprio negócio, que tal aprender o passo a passo sobre a implantação de Gestão de Crise em sua empresa com uma equipe preparada para isso? Clique aqui para para tirar suas dúvidas.

Conte com a nossa equipe de executores para alavancar o lucro da sua empresa. Clique aqui.

Baixe o e-book Fluxo de Caixa aqui: