Renegociar dívidas em meio a todos os acontecimentos dos últimos meses é um desafio e tanto para qualquer negócio, sobretudo para aqueles que foram mais prejudicados pelo avanço da pandemia de covid-19. Porém, saiba que você não está sozinho, e com uma ferramenta prática como a Análise SWOT, você pode modificar a realidade da área financeira de sua empresa.

A partir dos preceitos básicos de tal ferramenta, você passa a enxergar a situação de forma compartimentalizada. Ou seja, insere nas lacunas corretas o que está acontecendo em seu negócio, e que influencia diretamente o futuro da empresa, mesmo que seja em um futuro próximo.

Pensando nisso, então, montamos este artigo, cujo propósito é oferecer a você informações práticas e relevantes sobre como a Análise SWOT no setor financeiro de sua empresa pode te ajudar a enxergar a renegociação de dívidas com outros olhos.

Para isso acontecer, precisamos compreender sobre o que é a SWOT, quais são seus significados e como ela interfere nos ambientes interno e externo também.

AMBIENTES INTERNO E EXTERNO

Analisar ambientes interno e externo, antes de tudo, é aprender a olhar para as limitações e para as potencialidades de seu negócio. Em sua empresa, você pode fazer isso por setor, como é o caso deste artigo, o que provavelmente lhe trará melhores resultados do que se analisar de forma geral.

Assim, é fundamental aprender a diferença entre ambos os tipos de ambientes. No caso do interno, basta aferir os fatores sobre os quais a sua empresa se vê, sejam eles positivos ou negativos, ou força e fraqueza.

Por sua vez, o ambiente externo é justamente aquele que potencializa ou limita sua empresa, e que não cabe a você controlá-lo ou modificá-lo, pois nele implicam características que também interferem na realidade de outros negócios, do mesmo segmento que o seu ou não.

FORÇAS

As forças, dentro da SWOT, significa Strengths, e traz a visão de dentro do negócio, do que funciona e do que é assertivo para proporcionar os resultados esperados. Pode ser aferida, potencializada e transferida quando a empresa sentir vontade.

FRAQUEZAS

Weaknesses, ou fraquezas, correspondem ao que a empresa precisa fazer para modificar sua própria realidade. A partir do que for levantado e aferido, é possível compreender um processo em andamento, por exemplo, e que acaba não surtindo o efeito desejado.

OPORTUNIDADES

Por sua vez, oportunidades (ou Opportunities) são as potencialidades que o mercado possui, e que muitas vezes, antes de a SWOT ser realizada, não eram enxergadas. É através delas que uma pesquisa ou aprimoramento tecnológico, por exemplo, podem ocorrer: a oportunidade literalmente já está oferecida dentro do macroambiente.

AMEAÇAS

Como contraponto, as Threats, ou ameaças, são situações que colocam, muitas vezes, um obstáculo enorme para o negócio, como exemplo: uma lei modificada ou implantada, um acordo político ou econômico ou a alta do dólar.

SWOT e planejamento estratégico: como usar

A partir do momento em que tiver a definição do que é SWOT em mãos, comece a praticar em pequenas etapas do seu dia a dia. Como ferramenta, é o tipo de método que traz resultados a todas as esferas da vida, o que também inclui a pessoal. Desta forma, faça uma SWOT de situações de sua saúde financeira doméstica, por exemplo, e evolua rapidamente para o que a empresa precisa.

Ao tirar do papel em seu negócio, e isso é algo que precisa ser feito pontualmente, a SWOT possibilita que você conheça melhor o que engloba o que de fato sua definição estimula: as forças e as fraquezas, sobre as quais você pode trabalhar em cima para melhorar e manter, e as potencialidades e ameaças que envolvem todo o mercado. 

Para torná-la prática ao dia a dia de seu negócio, você precisa aferir os resultados de sua análise. A partir do que colher de informações, modifique seu planejamento estratégico, ou crie um, para trabalhar em cima disso, em consequência, poder mudar a realidade da empresa.

Um exemplo simples é o que aconteceu com restaurantes durante a pandemia. Dentro da SWOT, ninguém imaginava que algo tão grave quanto o que aconteceu no mundo fosse vir à tona em pleno século XXI. Mas veio, e muita gente teve o negócio afetado, sobretudo por conta da necessidade de frequência do público.

O que muitos souberam fazer, e aproveitaram da ameaça para torná-la uma potencialidade, foi aderir às redes sociais para propagar a entrega de pratos e outros tipos de alimentos, o que aconteceu em decorrência de entregas feitas via Uber, iFood, Rappi e outros.

SWOT NO SETOR FINANCEIRO

Ao seguir a lógica da SWOT, basta aplicá-la no setor financeiro de sua empresa e trazer à tona o que está acontecendo, o que pode melhorar, evidenciar o que funciona, analisar as potencialidades (como tecnologia e serviços de otimização financeira) e compreender como as ameaças existem tal como podem ser enfrentadas, se for o caso.

Como a SWOT é uma ferramenta universal, utilizá-la no setor financeiro de uma empresa pode ser feito para escalar e integrar os resultados com os objetivos a curto, médio e longo prazos, o que serve tanto para a escala de procedimentos contábeis de rotina como para a renegociação de dívidas.

COMO APLICAR

Dentro da Análise SWOT no setor financeiro, você vai observar itens como o contexto do planejamento estratégico, pois interfere diretamente no que a empresa está prestes a realizar e, também, no que já está em andamento, seja em uma escala de produção industrial (ou artesanal), até a prestação de serviços em si.

É possível, por exemplo, utilizar a SWOT para identificar processos excedentes, que já não estejam dentro das necessidades da empresa, ou trazendo retornos interessantes. Da mesma forma, é possível observar como a pandemia classificou-se como o principal fator, nos últimos meses, dos problemas decorrentes à saúde financeira das empresas.

Renegociação de dívidas a curto, médio e longo prazos

Imagine o seguinte cenário para compreender como a renegociação de dívidas pode ser algo feito a partir da Análise SWOT do setor financeiro:

Em uma empresa de prestação de serviços de abastecimento de extintores, a pandemia provocou fechamento quase que completo de suas visitas, inclusive as técnicas de prevenção. Isso fez com que a rotatividade de extintores e seus respectivos conteúdos fosse praticamente cortada a zero e, portanto, o lucro também. Em consequência, simples contas do prédio e o pagamento de fornecedores e funcionários foram prejudicados de maneira gravíssima, gerando dívidas para que o negócio não só não crescesse, como também fosse tolhido rumo à falência.

Com o crédito oferecido a pequenas empresas, houve uma tentativa de segurar as contas, mas a segunda onda acabou prejudicando ainda mais a situação. A partir disso, a reestruturação do negócio se fez necessária, e um novo olhar para o mesmo mercado pode ser enxergado a partir de uma simples SWOT. É claro que o resultado não é tão simples, e exigirá esforço colossal para que as contas sejam colocadas em ordem, mas é justamente para ser uma ferramenta de otimização de tempo e priorização de informações, além de seu mapeamento, que a SWOT serve.

Nesse hipotético negócio, as fraquezas poderiam ser encontradas dentro da limitação física, mas as forças podem ser elevadas a partir da necessidade de prevenção a incêndios e outros acidentes, exigida por lei. Por sua vez, a ameaça estabelecida pela pandemia pode ser contornada através de oportunidades, de atendimento online, de classificação de personalização e formação de combos para que os negócios prejudicados tivessem ao menos esse lado da saúde ocupacional e segurança do trabalho poupados.

PLANO ESTRATÉGICO PARA O SETOR FINANCEIRO

Para tornar a renegociação de dívidas ativa para o setor financeiro de sua empresa, é preciso analisar os passos aqui apresentados. Observar o que está dentro de micro e de macroambiente, e como isso influencia a tomada de decisão. 

A partir da análise sobre a saúde financeira de sua empresa e sobre como a renegociação de dívidas acarretará em modificações até mesmo em lançamento de produtos, o melhor é traçar o plano estratégico, ou implementá-lo, como um adendo, ao que já está acontecendo à empresa nos demais setores e práticas.

COMO APLICAR

Para aplicar a Análise SWOT para a área financeira, com foco na renegociação de dívidas, é preciso se atentar às informações lançadas na base do estudo. A partir delas, o retorno para as próximas decisões será efetivo ou não. Portanto, de nada adianta estipular, e sim aferir com precisão os problemas e as vantagens do setor dentro de seu negócio.Nós da SMR, contamos com uma equipe especializada em aplicar a Análise SWOT em sua empresa.
Fale com um de nossos executores e saiba mais!