Ter consciência dos parâmetros financeiros em sua empresa é fundamental para que a saúde contábil dela esteja em dia. O desafio é diário, e a constância promove controle mais assertivo sobre as diferentes nuances que todo negócio tem. Mas, para isso acontecer, é necessário compreender que Indicadores Financeiros existem, fazem parte do pilar organizacional e, justamente através deles, você conseguirá otimizar o dia a dia de sua empresa.

Apesar de o termo não ser tão difundido, Indicadores Financeiros estão em todos os lugares. Eles permitem, por exemplo, que os contadores consigam se organizar para dividir diferentes etapas e processos e, então, um a um executar da melhor maneira. Sem essas ferramentas, e sem as devidas aplicações de conhecimentos práticos e teóricos de gestão contábil, as finanças de sua empresa podem fracassar.

Não é à toa que o termo está ganhando espaço. Com a contabilidade em dia, e consciência de todos os processos os quais você conhecerá em instantes, o cumprimento das obrigações proporciona diversas possibilidades, dentre elas, a de observar um cenário com detalhes ricos e claros de toda a situação. A partir dele, a tomada de decisões será mais assertiva e, portanto, o controle sobre toda a parte de planejamento e crescimento do negócio terá muito mais sentido.

Mas, para isso acontecer de forma fluida e profissional, é preciso compreender o que são esses Indicadores Financeiros, algo que você verá a partir de agora.

O QUE SÃO INDICADORES FINANCEIROS E POR QUE PRECISAMOS FALAR SOBRE ELES?

Indicadores Financeiros são parâmetros, através dos quais, as pessoas responsáveis pela análise e controle de cada um deles utilizará. São como ferramentas, e elas servem para avaliar o desempenho desses controles, além de medi-los. Com elas, é possível mensurar, por exemplo, o impacto no futuro a curto e médio prazo da empresa, e na tomada de decisões, pois o resultado de cada um dos processos gera uma série de informações que podem ser úteis, desde que utilizadas com sabedoria.

Caso ocorra a interpretação errada de qualquer um dos relatórios, por exemplo, a utilização dos Indicadores Financeiros como ferramentas de otimização de todos os processos contábeis se torna não só inútil, como também perigosa. Por isso, é necessário discutir sobre o assunto com a sua equipe responsável ou, caso não tenha, contratar uma o quanto antes.

QUAIS SÃO OS INDICADORES FINANCEIROS?

A partir de agora, você vai conhecer mais sobre os Indicadores Financeiros, e saber para que servem, e como funcionam no dia a dia.

ROI (RETORNO SOBRE INVESTIMENTO)

ROI significa Retorno sobre Investimento, ou seja, é o ponto chave através do qual uma empresa sabe que seu produto ou serviço começam a gerar retorno financeiro para o negócio. Quando o planejamento começa, o ROI é previsto, e um tempo é estabelecido, mas muitas empresas acabam deixando de acompanhá-lo por não saber exatamente o que fazer com as informações geradas. É aqui que entra o especialista contábil, ou seja, quem tiver conhecimentos sobre finanças para torná-lo visível aos olhos dos demais.

Acompanhar, avaliar e otimizar as informações do ROI é tarefa contínua, que precisa de cuidado e muita dedicação. Portanto, não desperdice o momento acreditando saber exatamente o que fazer. Acredite: com o ROI bem acompanhado, você vai ter muito mais chances de sucesso.

Veja a fórmula:
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento

MARGEM BRUTA E MARGEM LÍQUIDA

Margem Bruta e Margem Líquida são complementares, mas é necessário compreender muito bem esses indicadores, pois tê-los em mão lhe dará a oportunidade de avaliar sua empresa como um todo.

O cálculo da Margem Bruta é simples: Lucro Bruto/Receita Total x 100. Ou seja, basta dividir o Lucro Bruto pela Receita Total e multiplicar o resultado por 100. Por outro lado, a Margem Líquida é ligeiramente mais complexa, mas apenas porque sua fórmula é a seguinte: Margem Líquida = (Lucro Líquido/Vendas) x 100.

Como Indicadores Financeiros, ambas as margens precisam ser acompanhadas diariamente, para que erros sejam evitados e transformados em reações em cadeia.

ESTRUTURA DE CAPITAL

A Estrutura de Capital é valiosíssima, pois permite à empresa avaliar um conjunto de informações financeiras, as quais podem indicar, por exemplo, o endividamento do negócio. Aqui, há análise em cima de itens como dívidas do patrimônio, ativo circulante e todos os detalhes pertinentes, para que possam quitá-las e contornar o prejuízo.

Outra informação importante deste Indicador é que através dele são feitas observações sobre o índice de endividamento geral e a composição do endividamento. Tudo para tornar os problemas de liquidez mais simples de serem resolvidos.

Veja as fórmulas:

EG=(PC+PNC)÷AT

ET=(PC+PNC)÷PL

CE=PC÷(PC+PNC)

ARNC=AP÷(PNC+PL)


Ponto de Equilíbrio

Outro pilar de toda empresa, o Ponto de Equilíbrio é um dos mais importantes Indicadores Financeiros. A partir dele, sua empresa saberá o quanto deverá haver de faturamento, além de outros detalhes que visam o equilíbrio das contas. Também sobre ele, que é chamado de “empate financeiro”, você conseguirá analisar as próximas ações, cuja intenção é iniciar o lucro sem contraponto.

Veja a fórmula:
Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / % Margem de Contribuição

COBERTURA DE JUROS

Muito mais do que o nome sugere, a Cobertura de Juros é uma métrica, e não uma simples ação. Ela serve para analisar e mensurar a organização do pagamento de dívidas, através do contato direto com os juros estabelecidos e, com isso, estabelecer um plano de ação para que a empresa não se endivide ainda mais. O processo é delicado, e exige parcimônia do especialista responsável.

Veja a Fórmula:
Índice de Cobertura dos Juros = EBIT / Despesa anual com juros

LUCRATIVIDADE

A Lucratividade é um composto que facilita o dia a dia do setor de finanças da empresa. Isso porque existe uma fórmula simples para identificá-la: Lucratividade = Lucro Líquido/Vendas, ou seja, o seu resultado é dado a partir da divisão do que é gerado e do que é comercializado, e isso significa que este Indicador Financeiro é o responsável pela rentabilidade de um negócio.

COMO O SEU NEGÓCIO PODE SE BENEFICIAR COM OS INDICADORES FINANCEIROS

Agora que você tem consciência da importância dos Indicadores Financeiros, é necessário avaliar o quanto sua empresa está carente desse tipo de serviço. De uma forma ou de outra, tenha em mente que eles estão disponíveis para serem utilizados de maneira inteligente e responsável e, para isso, necessitam de especialistas no assunto.

Com os Indicadores Financeiros alinhados aos propósitos de sua empresa, e com toda a diferença que fazem para a otimização de tempo e, sobretudo, controle contábil, agora é o momento de procurar por um dos executores da SMR e não perder a chance de fazer do jeito certo e profissional.

FALE COM UM DE NOSSOS EXECUTORES!