Sua empresa está com todas as estratégias de vendas em dia? Se a sua resposta for sim, este artigo será o complemento ideal para conferir se está tudo certo mesmo. Porém, se a sua resposta for não, não se preocupe, pois sempre há chances para melhorar, desde que preste atenção em alguns pilares sobre como aumentar suas vendas.

Uma das grandes necessidades de todo empresário e empreendedor é a manutenção das vendas, que tendem a baixar com o tempo, após os primeiros meses de vida da empresa. Isso ocorre porque há desacordo entre o valor e a estratégia investidos no início do negócio com o que ocorre após o primeiro período. Em consequência, as vendas diminuem porque não há nenhum trabalho feito em cima delas ou do marketing em si.

Para não perder tempo com estratégias descabidas ou desproporcionais, você precisa aprender a lidar com a visão analítica de seu negócio. Para que isso aconteça, existem algumas dicas infalíveis para aumentar suas vendas, as quais você vai conhecer a partir de agora. Porém, é preciso atentar-se às questões mais práticas, e tomar muito cuidado com cada passo que der em relação às estratégias.

Aqui, você também vai perceber que estratégias de vendas se combinam com o marketing, mas não são a mesma coisa.

COMO AS ESTRATÉGIAS DE VENDAS SE COMBINAM AO MARKETING?

A definição simples e direta de marketing é: mercadologia, ou o estudo do mercado de consumo. A partir disso, as estratégias que são criadas visam não apenas vender, mas também se aproximar do consumidor, tornando-o cliente. Por isso, é necessário entender que as vendas são consequências do marketing bem desenvolvido, mas o contrário não é verdadeiro.

A partir do momento em que suas estratégias de marketing estão alinhadas aos objetivos de sua empresa, assim como os propósitos, público-alvo, concorrência, segmentação e nicho, e projeções financeiras, suas vendas poderão ser boas o bastante para fazer a empresa crescer. Mas isso não é o suficiente.

As estratégias de vendas precisam estar 100% alinhadas ao que o marketing pesquisa, planeja e analisa, pois somente assim farão sentido dentro do que a empresa constrói como marca. Por outro lado, existe um segredo que quase ninguém percebeu ainda.

EXISTE UM SEGREDO QUE QUASE NINGUÉM SABE

Humanização. Sim, o assunto está em alta, principalmente em relação à construção de marca, mas a verdadeira humanização é aplicada todos os dias no relacionamento que a empresa cria com o cliente. Para que isso aconteça, existe uma resposta simples: não trate seu público como número. O consumidor não busca apenas um produto ou serviço, pois, para isso ele poderia ir em qualquer lugar – inclusive, comprar pela internet.

O público quer experiência. E a verdadeira experiência acontece quando a empresa se comporta em todos os sentidos como uma marca falando com outra marca: a profissional lidando com a pessoal. Em diversos momentos, o público será cativado pelo que acontecerá durante o relacionamento e, somente então, sentirá o valor da experiência verdadeiramente acontecendo.

VAMOS ÀS 6 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS?

Para complementar sua atuação na área de vendas, preparamos 6 dicas infalíveis para aumentá-las, tornando seu relacionamento junto do cliente humanizado de fato.

1. ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O MARKETING DIGITAL

Marketing digital não é modismo, e sim uma infinidade de ferramentas e possibilidades que podem ampliar exponencialmente qualquer negócio. O alcance não tem limite, e suas vendas só têm a agradecer às ações que fizer, sempre com base em estudos.

2. ESTUDAR E OBSERVAR A CONCORRÊNCIA É FUNDAMENTAL

Estudar a concorrência tem nome: Benchmark. Através desse processo, que visa analisar o que funciona e o que não funciona em seus principais concorrentes, você poderá encontrar as respostas que precisa para ampliar suas vendas sem perder tanto tempo investindo em ações grandiosas. O primeiro passo é sempre olhar ao redor, ver o que está acontecendo e, somente então, elaborar novas estratégias, com muito mais base para funcionarem.

3. TENHA PARCEIROS DE FORMA CONTÍNUA E ESTRATÉGICA

Escolher bem os parceiros de negócio contribuem tanto para a qualidade do que você tem a vender, quanto para a imagem de sua empresa. Aliás, é justamente essa construção que faz com que a sua marca esteja no lugar certo. Caso contrário, um parceiro fora da curva, envolvido em escândalo ou atividades duvidosas, pode acabar em uma reação em cadeia que atrapalhará muito a sua proposta.

4. O SUCESSO DO CLIENTE É A VOZ DA RAZÃO

Diferente do que muitas pessoas dizem, o cliente nem sempre tem razão. Mas o sucesso dele, sim. Isso significa que os métodos utilizados para que suas vendas alcancem público qualificado fazem toda a diferença, pois o consumidor satisfeito tende a repetir a experiência, e indicar o seu negócio a outras pessoas. Isso tem tudo a ver com fidelização do cliente.

5. LEADS QUALIFICADOS, FUNIL DE CONTEÚDO, VENDAS: A EQUAÇÃO PERFEITA

Existe uma equação perfeita dentro das estratégias de vendas, e ela envolve o potencial do marketing de conteúdo. A partir do momento em que você qualifica os leads de sua página, ou seja, filtra para que fiquem apenas os potenciais clientes, você exercita o funil de conteúdo e, em consequência, o funil de vendas. O resultado tende a ser o caminho ideal do passo a passo do lead até que ele se torne cliente.

6. MÉTODOS DE VENDAS PRECISAM ESTAR ALINHADOS À SUA PROPOSTA

Qual é a proposta de seu negócio? Se você tem uma loja de máquinas de costura, não adianta vender peças prontas, porque seu público é outro. Se a sua franquia de cookies está comercializando brownies, tem algum problema com a sua Matriz BCG. Alinhar suas vendas com a proposta de sua empresa é essencial para que elas possam aumentar.

QUANTAS DICAS VOCÊ AINDA NÃO UTILIZAVA?

Dentre todas as 6 dicas, quais delas você ainda não utilizava em seus processos de venda? E como você pretende organizar seus processos e estratégias a partir de agora? Consulte os executores da SMR e tenha as respostas que precisa para otimizar sua empresa agora.