Existe uma vantagem enorme para quem já compreendeu como o aumento das vendas de uma empresa pode ser executado de forma simples. Há maneiras de executá-las que muitas vezes fogem de ações de rotina, mas que ao mesmo tempo fazem parte do dia a dia de todo negócio, e passam despercebidas. É exatamente por isso que existe necessidade de atenção redobrada para otimizar esse lado de sua empresa.

Aumentar suas vendas significa analisar diversos aspectos que vão dos pontos mais comuns aos que exigem exímio cuidado na execução. Não é à toa que todos os dias surgem promessas de profissionais que encontraram lacunas para melhorar apenas um aspecto da área de vendas, o suficiente para potencializar o alcance junto ao público-alvo.

Para que isso seja possível, porém, a sua empresa precisa ter consciência, assim como todos os profissionais envolvidos na área de gestão, de que o mercado de consumo mudou muito nos últimos anos, e que hoje existe um novo olhar sobre a forma com que alguém consome algo, buscando experiência além do simples gesto de comprar, pagar e receber.

Perceba, por exemplo, que os grandes players do mercado estão de olho no que as gigantes de tecnologia estão fazendo. Google, Meta, Apple, Tesla, Microsoft: o quinteto que dita as regras do que é tendência ou não, e cujas criações têm impacto direto no comportamento do consumidor em diversas partes do mundo, a começar por mercados constantemente emergentes, como o do Brasil. Resta saber, contudo, como isso pode repercutir positivamente em sua empresa.

COMO CONSEGUIR ISSO COMEÇANDO HOJE

Preste atenção nos detalhes, e veja as ações relacionadas aos produtos e serviços das grandes empresas, as quais não precisam ser necessariamente suas concorrentes diretas. Veja como as gigantes de tecnologias impactam o mercado de consumo. Observe os concorrentes diretos e parte do princípio de que seu público está acompanhando tudo isso também. Aqui estão, portanto, algumas razões para você conseguir impactar seu cliente começando hoje.

1. VOCÊ TEM ACOMPANHADO SEU PÚBLICO E A EVOLUÇÃO DELE?

Existe um olhar, por parte de diversos profissionais de marketing, de que o público-alvo encontrado é um e que raramente ele muda. Com o avanço tecnológico se estendendo ao consumo na palma da mão, o comportamento do consumidor é tão volátil quanto o mercado de consumo em si. Por isso, é necessário estar atento ao que o público-alvo quer hoje.

Como sua empresa está acompanhando o público? Está conhecendo suas necessidades itinerantes ou apenas oferecendo algo através das mesmas técnicas de venda de sempre? Veja como está a reação do prospecto diante de sua abordagem (ou de sua equipe), e aproveite para fazer as correções de prumo, para que não haja venda de algo que pode, ao invés de agradar, potencialmente frustrar.

Seja seu negócio detentor de serviços ou produtos, é necessário acompanhar a evolução comportamental do consumidor, pois o uso de novas tecnologias, e formas de comunicação, influencia e impacta diretamente na concepção do que ele quer. Ou você acha mesmo que o Tik Tok é apenas uma moda?


2. A sua equipe está alinhada com o propósito da empresa?

Ao analisar como o comportamento do consumidor muda, e se adequar à concepção de público-alvo, você também deve olhar para a sua empresa e encontrar qual é o propósito dela. Caso tenha encontrado sua resposta através da missão, da visão e dos valores, perceba como o propósito pode estar agregado a tudo isso, ou simplesmente ser algo novo, encontrado após nova análise de mercado.

Para chegar à resposta, analise constantemente os pilares do seu negócio: os mesmos que você construiu para chegar às respostas quando abriu a empresa. Algo mudou? Estabeleça os porquês e conserte o prumo, mais uma vez, visando aperfeiçoar a marca apresentada ao mundo e os conceitos da empresa em um único propósito atualizado.

Ao fazer isso, você chegará a outra questão essencial: a sua equipe está alinhada ao propósito de sua empresa? Crie ações necessárias ao alinhamento, pois, neste momento, tanto o colaborador quanto a instituição precisam falar a mesma língua, e o propósito é apenas o começo. O resultado, muito mais profundo do que uma simples ação de venda, trará abordagens mais afinadas, exatamente o necessário para melhorar suas vendas a partir de agora.

3. ENTENDA O CONCEITO DE TICKET MÉDIO, UP-SELLING E CROSS-SELLING

Agora que você compreendeu dois conceitos mais amplos que podem melhorar muito suas vendas, além da marca e da forma com a qual o público-alvo a enxerga, é a vez de promover ações a partir de um conceito mais específico, e de transformá-las usando duas ferramentas bastante justas às vendas diretamente relacionadas à rotina de sua equipe.

Compreenda, em primeiro lugar, a concepção do que é ticket médio, pois seu significado está intrinsecamente ligado à formação de público-alvo, às informações demográficas e aos conceitos de personas estabelecidos na hora de montar suas estratégias de marketing e, por fim, de vendas.  Ticket médio é o valor feito com base na soma do máximo e do mínimo consumido em algo que sua empresa oferece, dividido por dois. É o valor médio, no final das contas, que o seu público demanda para que você não estabeleça a venda de produtos com valores muito dissonantes dessa realidade.

Com isso, existem as duas ferramentas disponíveis na hora de criar as estratégias de vendas: up-selling e cross-selling. A primeira encontra o melhor exemplo nas ações que redes de fast food fazem, como a oferta de upgrade de batatas fritas com o acréscimo de valor simbólico, como um real. Diversas empresas utilizam essa forma a fim de alcançar exclusividade no approach junto do cliente. Por outro lado, o cross-selling é a composição de combos, como o que é normalmente encontrado no iFood. Mas lembre-se de que cross-selling não é a mesma coisa que venda casada, pois esta é proibida.

4. MARKETING DE CONTEÚDO É A ESSÊNCIA DA VENDA

Agora que a sua compreensão alcançou aspectos mais amplos e algumas ferramentas exclusivamente feitas para melhorar as estratégias de vendas, é essencial que você entenda a importância do marketing de conteúdo para o seu negócio. Muito diferente do que simples textos e imagens aleatórias e puramente comerciais, o marketing de conteúdo tem o propósito de criar um universo no qual sua empresa esteja incluída como uma instituição útil ao consumidor, e não somente detentora de um produto ou serviço – para isso, existem centenas que fazem a mesma coisa, de uma forma ou de outra.

Através do marketing de conteúdo, todo negócio pode encontrar seu público de maneira muito mais assertiva, e criar conteúdo com estratégias de marketing prova que a sua empresa tem potencial para entregar mais, pois acredita no que o consumidor está vivendo agora, ou seja, em sua experiência.


Gostou das dicas? Veja como os executores da SMR podem transformar o seu negócio em uma verdadeira potência, oferecendo soluções e ferramentas que trarão alcance de forma muito mais autêntica. Consulte um dos executores e tire suas dúvidas.