O desenvolvimento de um sistema ERP dentro de uma empresa se tornou regra desde o início da pandemia de covid-19, quando o setor industrial precisou se adaptar rapidamente às tecnologias dentro e fora de suas fábricas. Porém, muitos negócios ainda não compreenderam a importância dessa ferramenta, e aqui você encontrará as 5 principais abordagens do porque implementá-lo agora em sua empresa.

Apesar de não ser tão popular, é neste momento que a concepção de todas as utilidades do sistema ERP está dominando o mercado. Isso porque a indústria já percebeu como o software adequado pode ser útil, mas, mais do que isso, como a abordagem correta influencia diretamente no lucro da empresa e na avaliação mais justa por parte do consumidor.

Com o conceito do sistema ERP e suas respectivas abordagens, você compreenderá como a adesão à tecnologia da informação pode ser mais benéfica do que pensava, e os gestos de sua empresa a partir dessa implantação dirão como seus futuros passos serão ou não em prol da saúde de seu negócio.

O CONCEITO DE ERP

ERP é uma sigla: Enterprise Resource Planning, ou um sistema que reúne informações relacionadas a todos os processos gerenciais, produtivos e logísticos de toda empresa que adota um software do tipo. Para cada objetivo, existe uma demanda e um propósito de sistema, então, é necessário saber em qual segmentação de ERP sua empresa se encaixa.

Mas, partindo do conceito apresentado, é evidente que todo negócio se beneficia de um sistema ERP adequado. Com ele em mãos, todo gestor terá uma poderosa ferramenta para validar seus dados através de estratégias, cada qual apresentada com seu respectivo escopo e objetivo.

COMO UM SISTEMA ERP PODE AJUDAR A SUA EMPRESA

Um sistema ERP pode ser útil de diversas formas. Ele unifica processos, segmenta informações, fornece dados, proporciona ideias para estratégias e faz com que uma empresa esteja com os dois pés dentro do que a tecnologia da informação tem a oferecer. É provável que muitas empresas ainda compreendam esse processo nos próximos anos, mas, quem saiu na frente definitivamente oferece melhores soluções ao público-alvo.

Por isso, a partir de agora você encontrará melhores definições do que é o sistema ERP e o porque que ele deve ser implementado através de 5 abordagens para a sua empresa. Confira:

1. A GESTÃO UNIFICADA DOS DIVERSOS PROCESSOS DE SUA EMPRESA

Seja uma empresa de grande escala industrial ou um comércio pequeno e local, o sistema ERP tende a unificar os diversos processos da organização. Com isso, a independência de tarefas será mantida, de acordo com o departamento ou com o projeto, mas haverá uma nova forma de trazer relevância aos resultados pretendidos: com a unificação, é possível ter especialistas que controlam e analisam cada etapa.

Unificar processos significa clarear informações. Através delas, é possível determinar o melhor destino para um projeto, ou o corte necessário na escala de produção. Do maquinário ao colaborador, tudo passa pelo sistema ERP, o que faz com que a informação circule adequadamente entre os respectivos departamentos.

2. OS PROCESSOS DE DIFERENTES DEPARTAMENTOS PODEM SER PADRONIZADOS

Dentro de uma organização, há diversos departamentos, os quais conduzem sua rotina dentro de todas as suas necessidades e matrizes, ainda que todos respondam à gestão da empresa. Porém, com um sistema ERP, é possível trazer padronização a todos eles, dando a cada gestor um leque de ferramentas com informações para melhorar seus respectivos processos.

Aliás, o ERP é perfeitamente cabível à Gestão de Processos. Com ela, desde stakeholders ao próprio consumidor ganham consciência do que pode ser feito, seja no campo logístico, financeiro ou de atendimento em si. Todos os processos podem ser padronizados.

3. VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DE SEUS PRÓPRIOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Desde o início da pandemia de covid-19, muitas empresas sofreram para conseguir produzir e entregar ao consumidor o que estavam habituadas a fazer. Mas, desde que o “novo normal” se tornou a regra, e não a exceção, muitas representantes da indústria saíram na frente ao compreender que um sistema de gestão ERP é ideal para conseguir não só colocar o negócio nos eixos corretos, como também potencializá-lo dentro de tempos de crise.

Ao criar uma vantagem competitiva dentro de seu próprio segmento, é possível otimizar o tempo de produção e de entrega por conta da quantidade de informações transformadas em dados pelo sistema ERP. Vale lembrar que quem já aplicou essa etapa está definitivamente em lugar privilegiado diante da concorrência.

4. MONITORAMENTO DE DADOS PARA APERFEIÇOAR SUA ROTINA DE TRABALHO

O dia a dia de diversos processos pode ser monitorado através de relatórios gerados com o sistema ERP de sua empresa. Com eles em mãos, um especialista conseguirá determinar o que precisa ser corrigido, redirecionado ou até mesmo prevenido, pois, com o banco de dados enorme que se forma cada dia mais, você encontrará um motivo para ficar de olho em todos os processos.

Do dia a dia de uma fábrica à conclusão financeira e planejamento orçamentário bimestral, por exemplo. Tudo pode ser consultado através dos dados do sistema ERP.

5. ESTRATÉGIAS CRIADAS A PARTIR DE INTELIGÊNCIA DE DADOS

Com todas as informações colhidas e transformadas em dados, é possível determinar diversos tipos de estratégias com base no que o sistema ERP adotado por sua empresa. A partir dele, você conseguirá, por exemplo, otimizar o tempo de produção a partir da conclusão de que o maquinário precisa ser corrigido, ou até mesmo a etapa de contratação de colaboradores, que pode ser otimizada com uma boa estratégia, tendo em vista a demora comum a esse tipo de processo.

Tudo dependerá da necessidade de sua empresa. Seja como for, com o sistema correto, é possível aproveitar a inteligência de dados em total benefício à organização.

A partir de todas as concepções, você conseguirá compreender exatamente o ponto no qual o sistema ERP faz toda a diferença. Com ele, sua empresa consegue controlar, analisar e otimizar todos os processos de cada departamento. Quer saber mais? Converse com os executores da SMR e veja como introduzir o melhor para a sua empresa.