A compreensão de que uma empresa pode crescer a partir da criação de conteúdo usando as redes sociais e outras ferramentas da internet ainda cai em diversos tipos de preconceitos. Agora é a hora de compreender como a criação de conteúdo vai muito além de uma publicação-vitrine, e o estudo sobre o assunto só traz benefícios ao seu negócio.

Ao tornar o conteúdo parte integral de seu negócio, suas estratégias de marketing encontrarão dois caminhos: o primeiro é voltado à consolidação de informações a partir da formação de público-alvo, concorrência, segmentação e idiossincrasias que tornam sua empresa única. Já o segundo pauta o marketing digital como principal pilar para a tomada de decisões, e isso é consequência de todas as mudanças do mundo nos últimos anos.

O mundo mudou duas vezes nos últimos anos

A rapidez com a qual a tecnologia mudou a comunicação e a relação entre o consumidor e as empresas faz toda a diferença para falar sobre criação de conteúdo. Se há apenas vinte anos o mercado era comandado pelo que as marcas lançavam, com o avanço da banda larga e o desenvolvimento das redes sociais, a comunicação alterou o lugar de fala, dando voz, enfim, ao consumidor.

Hoje, as empresas precisam ganhar a atenção de seu público. Para isso, apostam em estratégias de marketing digital, mas muitas delas ainda não perceberam como o conteúdo é o que determina o que é dito e que seja relevante. Aliás, a palavra relevância precisa ganhar a sua atenção agora, pois, através dela é que o consumidor reconhecerá a importância do que você tem a dizer.

O mundo girou muito rápido em apenas vinte anos. Antes disso, as décadas passavam e pouco mudava no comportamento do consumidor, mas, hoje é justamente o contrário. Desde que o blog ganhou espaço, as redes sociais aproveitaram o uso das palavras para desenvolver sua própria narrativa.

A importância de comunicar-se adequadamente

Através de narrativa assertiva, toda empresa compreende que a comunicação adequada é o que vale. A partir do momento que sua empresa compreende o que o seu público quer e o que ele precisa saber, será muito mais fácil compreender como o conteúdo determina a taxa de sucesso de vendas em uma empresa.

O viés social da comunicação digital

Hoje, porém, não é apenas o fato de saber comunicar o que precisa ser dito que determina uma venda. Em muitos casos, encontrar um viés social determina o olhar do público sobre como a empresa enxerga seu próprio segmento. Por exemplo: se é uma empresa de moda e a guerra acabou de começar, a linguagem sobre artigos de luxo deverá ser extremamente cautelosa. O mesmo vale para a empresa que fala sobre estilo de vida; como falar sobre os hotéis com banheiros em mármore se o noticiário está divulgando número de mortos o tempo inteiro?

Como sua empresa organiza, planeja e comunica o que ela pensa?

A partir de agora, você precisa refletir e colocar em prática algumas vertentes para que o conteúdo sobre e para o seu negócio faça sentido. O primeiro passo é ter consciência sobre como sua empresa planeja as etapas do que ela quer comunicar. Existe uma lógica por trás do que ela diz em suas redes sociais?

O planejamento, a organização e a comunicação precisam andar de mãos dadas sempre. Ao fazer isso, existem duas vertentes que precisam ser adotadas agora:

Funil de vendas

Com o Funil de Vendas, você determinará qual será o tipo de conteúdo em cada publicação: de topo, meio e fundo. O topo é a versão mais acessível ao consumidor, que ganhará consciência sobre o que sua empresa oferece e, a partir de então, se tornará um lead. Com o meio de funil, você oferece soluções através de conteúdo: na escrita, no vídeo, na arte e no áudio – se puder, explore diferentes vertentes. E o fundo de funil é a vez de criar conteúdo que converta em vendas, que instigue o consumidor.

Determinação da linguagem

Como você abordará seu conteúdo? De forma mais casual ou pautará seus assuntos com formalidade? É essencial saber disso a partir dos seguintes conceitos, os quais te ajudarão a determinar o tom certo.

Alcance e conheça seu público

Conhecer o público-alvo permite que você compreenda quem é o consumidor que tem interesse em sua empresa. Para isso, o primeiro passo é simples: saiba quem compra. Não adianta ter em mente um tipo de consumidor se quem de fato compra é outro. Se você tem um público em mente, trace as metas certas e seus devidos planos para alcançá-lo, pois, caso contrário, o melhor é explorar quem já consome com sua empresa.

Observe e aprenda com a concorrência

Praticar o Benchmarking é uma forma de conseguir respostas sobre como você pode determinar novos acertos ou corrigir erros com base no que a concorrência fez. É uma prática comum, e deve ser executada com respeito.

Entenda seu segmento e mercado de atuação

Em qual segmento de mercado você se encaixa? Ao saber disso, você pode explorar conteúdos mais certeiros, que abrange, sobretudo, o topo de funil, pois a segmentação pode afunilar para diferentes nichos, dentro do que sua empresa oferece.

Esteja ciente das tendências e adapte ao seu negócio

Outro fator essencial para ter sucesso nas redes sociais é a observação das tendências, do que está sendo aplicado agora e como cada processo pode ser adaptado à sua empresa. Ou seja, é hora de analisar a linguagem do que faz sucesso e transformá-la em algo palpável ao seu negócio.

A partir da criação de conteúdo, você deverá analisar o alcance dentro de suas respectivas redes sociais e, para isso, é necessário ter o profissional certo. Com o conteúdo alinhado aos propósitos de sua empresa, cada estratégia precisa ter metas para alcançar seus objetivos. 

De nada adianta produzir textos e artes se a finalidade não está bem estabelecida, ou seja, é recomendável ter o profissional certo redigindo corretamente para a sua empresa. Quer saber mais? Consulte os executores da SMR e veja como tornar o conteúdo mais relevante para o seu negócio.