Você quer planejar suas finanças, e não sabe por onde começar? Quer ter mais organização e eficiência na sua empresa, para resolver de uma vez por todas os problemas passados do seu negócio? Então você precisa conhecer a metodologia Orçamento Base Zero! Leia esse post até o final, para entender o que é essa metodologia e como ela é fundamental para sua empresa.

O que é Orçamento Base Zero?

Conhecida também como OBZ, é uma metodologia de planejamento financeiro, onde a principal característica é começar do zero o controle financeiro do seu negócio, sem qualquer intervenção de orçamentos passados. 

Dessa maneira, a OBZ tem o objetivo de reduzir sistematicamente os custos de uma empresa para aumentar sua eficiência, levando ao crescimento dos negócios, sem cortar, é claro, os investimentos essenciais para o seu funcionamento.

Onde surgiu essa metodologia?

Em 1960, o americano Peter A. Pyhrr, gestor da Texas Instruments, criou esse conceito e começou a aplicá-lo.

Mais tarde, em 1970, Pyhrr produziu um artigo sobre o assunto, e apresentou à Harvard Business Review, que divulgou o material. Pouco tempo depois, ele publicou seu primeiro livro, Orçamento Base Zero: uma ferramenta gerencial para o controle econômico.

Em 1973, Peter foi convocado pelo governador do estado da Geórgia, Jimmy Carter, que mais tarde se tornou presidente dos Estados Unidos. Jimmy implementou o orçamento base zero no processo orçamentário do Estado. Esse método também foi implantado no pentágono.

Quais são as vantagens do orçamento base zero

O orçamento base zero, trabalha com o melhoramento das finanças da sua empresa cortando gastos supérfluos, e aumentando a eficiência. 

Outra vantagem que a OBZ proporciona é livrar a empresa de equívocos presentes em orçamentos passados, permitindo assim a solução de determinados problemas financeiros. Além disso, prioriza a redução de custos e despesas desnecessárias.

Essa ferramenta proporciona uma visão estratégica para os gestores de sua empresa, conseguindo visualizar os planos macros de seu negócio, e fazendo com que cada departamento trabalhe de forma correta e produtiva, ou seja fazendo com que todos caminhem para o mesmo sentido. Gerando uma base sólida para as decisões da sua empresa. 

Como fazer um orçamento base zero

Esse é um sistema, onde a base é o planejamento orçamentário. Ele exige uma análise complexa, focando na elaboração de uma melhor estratégia de gastos.

O entendimento de gastos de sua empresa é fundamental, e o uso de um software é uma boa fonte de informações, mas nem sempre as informações estão registradas adequadamente, por essas razões é de suma importância conversar com operários de cada setor para entender os gastos gerados pela empresa. 

Focar na eficiência é essencial, portanto o corte de custos e despesas é realizado em atividades que não são críticas para o desempenho de seu negócio.

Devido a complexidade de elaborar o orçamento base zero, muitas empresas optam por contratar consultores especializados que contribuem na implementação do método.É de grande importância também, analisar o método alinhando ele com as estratégias da empresa.

Como aplicar o Orçamento base zero em sua empresa

  • 1. Preparar a Equipe:

Você precisa apresentar e explicar detalhes sobre o método à sua equipe, e estabelecer objetivos com o orçamento base zero. Compartilhe as estratégias, e os faça entender os benefícios que o projeto pode trazer aos negócios,  e o que espera de cada um. 

  • 2. Divida a Empresa em grupos: 

Organize sua empresa por departamentos ou por grupos de orçamentos, isso vai facilitar as coisas na hora de analisar em detalhes como cada área está funcionando. Alinhe os objetivos que precisam ser alcançados para atingir as metas.

  • 3. Desdobre as Estratégias:

Depois você precisa se reunir com os gestores de cada departamento, e definir as estratégias adequadas para conseguir atingir os resultados esperados de forma viável. O resultado desse passo será um guia para que cada área saiba trabalhar de forma mais assertiva.

  • 4. Defina o Limiar:

Estabeleça com os gestores de cada departamento o valor mínimo para que cada área consiga funcionar de maneira eficiente. O objetivo é entender que tudo que for além do limiar será considerado um incremento. 

  • 5. Junte a equipe e alinhe as informações finais:

Faça com que todos entendam as direções tomadas e caminhos que serão trabalhados. Isso mostrará onde a empresa deve chegar, trazendo produtividade e motivação. Todos precisam entender que estão participando do processo de melhoramento da empresa.

O Orçamento Base Zero pode ser uma ferramenta fundamental para os seus negócios, evitando que os operários  da sua empresa caiam na zona de conforto e fazendo com que ele analisem as necessidades de cada área e departamento, trazendo também um melhor planejamento financeiro, com coerência, priorizando o que realmente precisa de mais atenção e evitando desperdícios. Se você precisa de ajuda para implantar o Orçamento Base Zero na sua empresa, conte com os executores da SMR para destravar e alavancar os seus resultados. Até mais!