Por que será que a sua empresa não cresce? Será que é por causa das crises constantes que atingem o nosso país ou é simplesmente porque você não sabe muito bem para onde está indo o seu lucro?

A maioria dos empreendedores brasileiros têm dificuldades para verem os seus negócios se tornando escaláveis, justamente porque não sabem como administrar as finanças básicas das suas empresas.

Você faz parte dos que sabem ou dos que não sabem lidar com as finanças? Não tem certeza? Então leia até o final deste post para descobrir.

APRENDA A FAZER UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA NA SUA EMPRESA

Para sabermos como ter uma gestão financeira eficaz, primeiro é necessário sabermos o que essa gestão envolve. Se você está preocupado porque não gosta de números, não gosta de contabilidade ou algo do tipo, fique calmo. Os passos de uma gestão financeira básica são bem simples. Tudo que você precisa é de uma Planilha de Excel e de disciplina.

Vamos lá:

OS 4 PASSOS DE UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICAZ

  • 1) Saiba quais são os Custos da sua empresa

Nós temos 2 tipos de custos: fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que se repetem, que sempre vão estar presentes no seu fechamento de caixa. A empresa, crescendo ou não, eles estarão lá. Eles são, por exemplo, o aluguel do espaço onde fica a sua empresa, o salário dos funcionários, os gastos com energia, água e gás.

Já o custo variável é aquele que oscila de acordo com a sua produção naquele mês. Podemos tirar como exemplo as taxas pagas para as maquininhas de cartão. Dependendo do quanto você vendeu aquele mês, o seu custo com as taxas dessas maquininhas serão maiores ou menores, por isso você consegue até ter uma estimativa de quanto você vai gastar com esse custo, mas ele não pode entrar na sua planilha de custos fixos.

  • 2) Planeje a sua Receita

Depois que você consegue enxergar todos os custos que a sua empresa tem mensalmente, fica fácil planejar a sua Receita. A sua receita, basicamente, é o seu lucro, e ele deve ser cuidadosamente planejado porque o dinheiro entra de diversas maneiras em diferentes épocas.

Quanto dinheiro vai entrar na sua empresa nos próximos 30 dias? E 60 dias? Quem sabe, 90 dias? Seus clientes pagam à vista ou parcelado? Em quantas vezes? E se ele não arcar com as suas responsabilidades, a sua empresa se mantém de pé?

Calcular a sua receita serve exclusivamente para que você consiga ter uma previsão do que vai entrar no seu caixa.

  • 3) Monitore o seu Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa nada mais é do que: Quanto dinheiro entra X Quanto dinheiro sai.

A principal função de uma empresa que visa capital é gerar renda, e para isso acontecer é necessário que exista um equilíbrio onde o capital que entra na sua empresa é menor que o capital que sai dela.

Basicamente, a sua empresa deve ser capaz de se sustentar. Isso só é possível se o seu fluxo de caixa for bem organizado, então é preciso saber quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai por dia.

Anote tudo nas suas planilhas. Anote o caixa por dia, por semana e por mês.

  • 4) Saiba qual é o seu Capital de Giro

Quanto custa manter a sua empresa de pé?

O Capital de Giro é o quanto de dinheiro que o seu negócio precisa para rodar, ficar de pé. Você sabe que na teoria as contas sempre são belas e fecham todos os meses, mas na prática…

Suponhamos que você feche com um cliente que vai te pagar por boleto só 30 dias depois da venda.

Ok, você tem previsão de quanta receita vai entrar no seu caixa até aquela data, mas você tem algumas contas que vão vencer 15 dias antes de você receber esse dinheiro.

E então, até lá você fica devendo? Fecha as portas até receber? Esperamos que não… Para isso serve o cálculo do Capital de Giro. Com ele em mãos, você consegue se antecipar e deixar X valor de receita em caixa para eventuais custos.

QUAL O EFEITO DESSE CONHECIMENTO NA MINHA EMPRESA?

O empresário que não tira o final de semana para preparar seu negócio, é obrigado a apagar incêndio na segunda-feira.

Trabalhar e se desgastar na sua empresa sem ver o retorno esperado é muito ruim. Você investe, se desdobra, fica longe da família e não vê para onde está indo o seu próprio dinheiro. Mas isso pode mudar agora.

Se você seguir esses 4 passos muito simples, não tenha dúvidas de que a sua empresa vai crescer, você vai enriquecer e os seus negócios vão expandir. Conte com a equipe da SMR para te auxiliar na gestão do seu negócio. Até mais!