• Se você sempre quis ter o seu negócio próprio, mas não sabe exatamente por onde começar, temos algumas notícias para você.

A primeira é que empreender não é uma tarefa fácil, e disso todos sabem, mas isso não quer dizer que seja impossível ou que poucas pessoas são capazes de fazer.

A segunda é que qualquer pessoa pode empreender, mesmo que não goste, porque o empreendedorismo não tem nada haver com habilidades sobrenaturais ou algum tipo de dom. Empreender nada mais é que decidir agarrar a própria liberdade.

Ainda assim, temos que ser sinceros ao dizermos que:

NÃO, EMPREENDER NÃO É FÁCIL.

Porém, se você persistir e melhorar de dia após dia, sem dúvidas você vai aprender a empreender e o caminho se torna cada vez mais simples.

Pois bem, já que empreender não é fácil, nós vamos te ajudar.

Leia até o final desse post porque hoje nós separamos 5 dicas de como tirar o seu negócio do papel.

  • DICA 1: IDENTIFIQUE SEUS RECURSOS

Qual é o principal erro das pessoas quando elas começam a empreender? Querem ser funcionários das suas próprias empresas. Como assim?

Enxergam os seus negócios do ponto de vista de um funcionário, focando apenas em vender e trabalhar, vender e trabalhar, e se esquecem que o dono da empresa deve atuar no plano estratégico.

Isso quer dizer que você deve sim, vender e trabalhar, mas visando um crescimento rápido para sair da linha de frente e atuar como CEO da sua empresa de fato.

Pensando estrategicamente, você consegue identificar seus recursos e disposições para empreender, sendo eles dois:

  • TEMPO

Quanto tempo você tem para se dispor a investir no seu negócio? Lembre-se, empreender, durante o começo, preciso respirar a sua empresa, sentir a sua empresa, 24 horas por dia, mas o seu tempo de atuação dentro do negócio fica “à sua disposição”.

  • PESSOAS
  • Quem são as pessoas que você sabe que pode contar para te apoiar no seu negócio? Você deve ter em mente as pessoas que vão te ajudar a iniciar o seu negócio, que vão te ajudar a organizar o dia a dia.

    Essa ajuda é de todas as formas, seja cuidando dos seus filhos enquanto você está trabalhando na empresa, seja te ajudando na parte burocrática e o mais importante, pessoas que vão vender para você.

    Empresa que não vende, quebra.

  • DICA 2: MONTE A SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Sabe aquele bom pé de meia? Pois é, você precisa montar o seu antes de cair para dentro do mundo do empreendedorismo.

A Reserva de Emergência nada mais é do que um dinheiro que você tem em caixa pessoal que é suficiente para suprir as suas despesas durante um determinado período. É de extrema importância que você tenha uma reserva de emergência, com pelo menos de 6 meses de caixa, sendo o ideal de 1 ano.

É fácil? Não. Todos começam assim? Também não. Mas se você conseguir montar a sua reserva de emergência da maneira como falamos aqui, sem dúvidas as suas chances de dar certo aumentam exponencialmente.

  • DICA 3: ACEITE AS 2 VERDADES DO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO

Existem algumas verdades sobre o empreendedorismo que muitas pessoas ignoram, e talvez seja por isso que quase 50% das empresas no Brasil quebram antes de completarem 3 anos de mercado:

  • DESCUBRA QUEM É O SEU CLIENTE IDEAL

Aqui nós temos aquela impressão de que um bom vendedor é o que tem lábia, é aquele que vende gelo para skimo. Mas não é bem assim que a banda toca.

Não é possível qualquer coisa para qualquer pessoa.

Você precisa descobrir quem são as pessoas que são capazes de comprar o seu produto, descobrir se o seu produto é vendável no mercado, descobrir se o seu cliente está no lugar que você imagina que ele esteja.

Não é possível vender um carro da Ferrari para quem recebe um salário de R$1.500 reais por mês.

  • TENHA UMA GESTÃO EFICIENTE

Você sabe o que é um Fluxo de Caixa? Sabe o que é Capital de Giro?

No início, talvez seja apenas você na sua empresa, mas no futuro, você saberá como liderar pessoas para que elas ofereçam o melhor de si dentro da sua empresa?

Tudo isso deve ser levado em conta; brasileiros são ótimos vendedores, mas péssimos gestores.

Tenha controle de tudo dentro do seu negócio: departamento financeiro, de vendas, RH, contábil…

Você não precisa saber como atuar em todas as áreas, mas precisa saber como é o andamento diário de cada uma delas.

  • DICA 4: APRENDA COM OS SEUS ERROS

Se existe uma característica que prejudica em 80% o empreender, é o ego.

“Mas o que é que vão pensar de mim se eu fechar essa unidade?”, “Eu não fico lambendo bota de ninguém, compra quem quer”, “Sei exatamente o que fazer, não preciso contar a sua opinião”.

Enquanto você ligar para a opinião dos outros, ou pior, só a sua opinião tiver peso para você, sem dúvidas o seu negócio irá fracassar.

Todo empreendedor possui aquele feeling, aquela sensação de que tal coisa deve ser feita e tal coisa deve ser evitada, mas até onde essa sensação é válida? Será que você pode confiar 100% nessa “capacidade sobrenatural”?

Errar é normal, e quer saber de algo que vai tirar esse peso das suas costas? VOCÊ VAI ERRAR, E VAI ERRAR FEIO.

Você é apenas uma pessoa comum que possui a coragem de empreender e correr atrás dos seus sonhos, nada além disso. Ou seja, você vai errar mesmo, e pela lógica, é bom que você arrisque e faça aquilo que tem chance de erro o mais cedo possível, porque  quanto antes você errar, mais cedo irá aprender o caminho correto.

Não tenha medo de errar, tenha medo de permanecer no erro.

  • DICA 5: CAPACIDADE DE APRENDIZADO

Infelizmente existe no nosso meio uma tendência ao credo de um ditado: se não quer estudar, é só ir pelo caminho do empreendedorismo.

Meu amigo (a), se você acreditou nisso antes de empreender, se arrependeu amargamente não foi? Quem decide empreender estuda muito, mas é muito mesmo, não tem essa de achar que a burrice é aceitável no mundo de um empresário bem sucedido.

Não é porque você não está trancado numa sala de aula, com um caderno nas mãos e um professor chato na sua frente que você não está estudando.

Qual você acha que é o destino de quem deixa toda a sua empresa na mão de terceiros?

Certamente, aquele que confia sua empresa na mão de funcionários, está fadado:

  • Ser roubado ocasionalmente;
  • Ter uma má gestão empresarial;
  • Ter funcionários desmotivados;
  • Possuir clientes cada dia mais insatisfeitos.

Isso só para começar…

Então, nunca acredite que você não precisa estudar, não precisa crescer mentalmente.

O Empreendedor de sucesso estuda, em média, 4 horas por dia, pois sem estudo, sem instrução, e sem perspectiva, o seu negócio, ou irá estagnar, e isso quer dizer que literalmente a sua empresa vai ficar parada no tempo, ou falir.

Essas são as nossas 5 DICAS PARA QUEM ABRIR O SEU PRIMEIRO NEGÓCIO.

Esperamos que você tenha gostado, tenha aprendido sobre o assunto e que você possa contar realmente com a SMR Consultoria.

Até mais e boas vendas.