A matemática sempre vai estar com você. Mentiram quando falaram que era só virar empreendedor que nunca mais seria preciso ver uma planilha de novo.

Pois é, agora que você é empreendedor, sabe que é extremamente importante fazer análises de mercado constantemente, pois é preciso saber onde a sua empresa está e em qual terreno você está pisando.

Essas análises são, literalmente, estudos de mercado e estrutura. Como assim?

Estudo de mercado porque esse é o local onde a sua empresa está localizada, no mercado. A sua empresa incorpora a identidade do mercado.

Estrutura de empresas porque você precisa saber como está, de fato, a sua empresa. Empresas são muito mais que amontados de tijolos e pessoas com o único objetivo de produzir dinheiro.

Vista a importância de se ter análises sendo feitas constantemente, queremos te apresentar aqui um modelo de análise muito particular e muito eficiente no dia a dia das empresas, um modelo chamado SWOT.

Se esse é um assunto que vai te ajudar, então leia até o final deste post.

Certo, o que é uma análise SWOT? Para que serve? Funciona melhor que a minha análise feita na intuição?

Essas e outras dúvidas serão respondidas ao decorrer deste artigo, então fique conosco porque hoje nós iremos falar o que é uma análise SWOT e como aplicá-la no seu negócio.

  • O QUE É UMA ANÁLISE SWOT?

A análise SWOT é um modelo, uma ferramenta de análise de dados que é muito simples mas muito eficaz para a proposta que lhe é feita.

Ela é usada, principalmente, para ajudar o empreendedor a desenvolver a sua estratégia de negócios. A sua principal característica é a identificação de qualidades chaves dentro da sua empresa e do mercado em que você atua.

Para isso, esse modelo de análise é dividido em duas partes:

  1. Ambiente Interno: serve para identificar os Pontos Fortes e as Fraquezas da sua empresa.
  2. Ambiente externo: faz análise das ameaças e das oportunidades que a sua empresa precisa.

A finalidade da análise SWOT é:

  • Fazer um diagnóstico da empresa e do mercado;
  • Auxiliar na tomada de decisões da empresa;
  • Aponta o que a empresa precisa melhorar;
  • Identifica itens chaves na gestão e mostra as prioridades do negócio;
  • Prepara planos estratégicos para aproveitar oportunidades e assumir riscos de mercado.

Resumidamente, esse modelo de análise serve para te auxiliar no planejamento e na atuação prática da empresa.

Mas, afinal:

  • O QUE SIGNIFICA ESSE TERMO SWOT?

SWOT é uma sigla em inglês, que significa:

  • S (STRENGHT/FORÇA);
  • W (WEAKNESS /FRAQUEZA);
  • O (OPPORTUNITY/OPORTUNIDADE);
  • T (THREAT/AMEAÇA).

Agora que você sabe o que significa SWOT, vamos ver como ela se aplica na prática em uma empresa.

  • AMBIENTE INTERNO

No ambiente interno nós temos as 2 primeiras características: Forças e Fraquezas. Elas simbolizam aqueles elementos que a empresa tem controle, por isso é interno.

Alguns exemplos dessas Forças e Fraquezas são: produtos, equipes, localizações, estruturas, etc.

  • FORÇAS: Representa as vantagens sobre a concorrência e no mercado em que atua, por exemplo, um ponto comercial numa ótima localização, ou possuir um profissional que é expert de nível nacional. Isso são vantagens.
  • FRAQUEZAS: São as características do ambiente interno que possuem desvantagens sobre a concorrência e seu mercado, por exemplo, maquinário antigo e estrutura velha, ou ter seus processos de atuação mal elaborados.
  • AMBIENTE EXTERNO

No ambiente externo nós temos as outras 2 características do método SWOT, que são Oportunidades e Ameaças, e simbolizam os elementos que a empresa não tem controle, por isso são fatores externos.

Alguns exemplos dessas Oportunidades e Ameaças são: clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, crises econômicas, eleições, etc.

  • OPORTUNIDADES: Quando algum acontecimento externo vem em favor da sua empresa, isso é uma oportunidade, por exemplo, durante a pandemia do COVID-19, o mercado de produtos hospitalares subiu às alturas;
  • AMEAÇAS: São fatores externos que vem desfavorecer o seu negócio de alguma maneira, por exemplo, o aumento do preço do diesel é uma ameaça para empresas de frotas de caminhões.

Todo empreendedor tem a tendência de acreditar que sabe exatamente quais passos devem ser tomados para que o seu negócio exploda e cresça exponencialmente, mas a análise SWOT te força a olhar a sua empresa de outros ângulos, buscando áreas que possuem déficits.

  • QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS POR FAZER A ANÁLISE SWOT?

Majoritariamente, quem deve fazer esse tipo de análise são os líderes de uma empresa. Você é o dono da empresa, cabe a você enxergar o futuro do seu negócio. Não delegue esse trabalho para terceiros.

No entanto, os líderes não fazem isso sozinhos.

O ideal é que você se reúna com diferentes tipos de pessoas dentro da sua empresa, pois cada uma vai possuir uma perspectiva única sobre o negócio, por exemplo, o responsável pela área de vendas, o responsável pela área de produtos, o responsável pela área de gestão de finanças, etc.

Mas se você ainda é uma empresa pequena, não tem problema. Certamente, familiares e amigos que você conhece podem te ajudar a ter essa segunda perspectiva sobre o seu negócio.

  • QUANDO USAR A ANÁLISE SWOT?

Sempre que precisar. É importante lembrar que é sempre bom mantê-la atualizada. Temos dois casos aqui:

  • ESTÁ NO INÍCIO: a SWOT é importante para que você consiga ter um bom planejamento de negócios, desenhe estratégias e identifique pontos importantes para a tomada de decisão do seu negócio;
  • JÁ ABRIU UM NEGÓCIO: A SWOT serve para avaliar a situação atual do seu negócio e determinar a melhor estratégia de crescimento, reavaliar suas estratégias constantemente.
  • O QUE FAZER APÓS TER EM MÃOS A SUA ANÁLISE SWOT?

Quando estiver tudo pronto, é hora de transformar essa análise SWOT em um bom plano estratégico, que se aplique no mundo real.

  • PASSO 1: olhar para as forças que o seu negócio possui e entender como você pode utilizá-las para agarrar as oportunidades que aparecerem;
  • PASSO 2: veja como as suas forças podem combater as suas ameaças, quais são os seus pontos fortes para se precaver contra as ameaças que aparecerem.
  • PASSO 3: analise como as suas fraquezas podem ser melhoradas e como elas podem te atrapalhar (e claro, como se precaver disso acontecer).
  • PASSO 4: aplicar isso de forma prática, por exemplo, um desconto ou cortesia, investir mais ou investir menos em marketing, personalização da sua marca, entre outros.

Agora é hora de você mostrar o que entendeu.

Faça a análise SWOT da sua empresa, colha os resultados e conte com a SMR para te auxiliar na gestão do seu negócio. Um abraço.