5 PASSOS PARA MONTAR O SEU DRE SOZINHO

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”

A famosa frase de Edwards Deming mostra claramente que se você não sabe a realidade da sua empresa, tão menos vai conseguir gerenciá-la.

Existem algumas questões que são determinantes para o sucesso da sua empresa, muitas delas você até tem como intuitivo, mas hoje vamos nos aprofundar na sua capacidade de GERENCIAMENTO.

Muitos empresários acreditam que um negócio bem sucedido depende unicamente da sua capacidade de vendas, e sem dúvidas as vendas são o combustível da sua empresa, inclusive, o carro é um ótimo exemplo para você entender melhor a necessidade de uma boa gerência para que a sua empresa tenha sucesso.

Imagine que a sua empresa é um veículo, e todo veículo precisa de combustível para funcionar perfeitamente.

As vendas são o combustível para a sua empresa.

Ter uma estrutura sólida é importante, mas sem combustível não interessa se o seu carro vale 20.000 mil ou 1 milhão de reais, ele não vai pra frente.

“Tá, mas onde entra então a gerência?”

Ter uma empresa que vende bem é como ter um carro cheio de combustível, mas de nada adianta se não tiver um bom motorista atrás do volante.

Você é o responsável por “pilotar” a sua empresa.

Não andar rápido demais e nem devagar demais, corrigir a rota quando necessário para que a empresa não dê de frente com um obstáculo, tudo isso é responsabilidade do motorista e não do veículo.

Você já entendeu a importância de ter um bom gerenciamento dentro da sua empresa, mas por onde começar?

É aqui que entra a ferramenta que eu vou te apresentar e te ensinar a manusear dentro da sua empresa: o DRE gerencial.

  • O QUE É UM DRE GERENCIAL?

Se a sua empresa ainda estiver começando, talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, e até mesmo se a sua empresa já tiver mais tempo de mercado, essa pode ser uma ferramenta estranha para você, mas não precisa se preocupar, vamos desvendar tudo isso hoje.

Essa é uma ferramenta que vai te auxiliar em tudo na gestão da sua empresa, então continue a leitura até o final.

Primeiro, o que é um DRE?

DRE significa Demonstrativo do Resultado de Exercício, ou seja, um resumo das operações financeiras da sua empresa em um determinado período, e isso permite que você veja com clareza a situação da empresa, se houve lucro ou prejuízo.

O DRE é muito importante para qualquer empresa porque ele te mostra a situação real das suas finanças.

O melhor exemplo é em relação ao seu lucro.

Por vezes a empresa vende muito, fatura muito, tem um movimento financeiro gigantesco durante o mês, mas o lucro é baixíssimo.

Existem negócios e negócios, alguns têm uma margem de lucro muito mais alta que outros, e alguns uma margem de lucro muito mais baixa que outros. Com isso, ressaltamos que não existe negócio bom ou negócio ruim, o que existe são bons ou maus administradores.

Quer dizer que apenas saber fazer um DRE te torna um bom administrador? Nem de longe, mas sem dúvidas vai te ajudar a enxergar melhor a situação da sua empresa e também te ajudar a tomar melhores decisões.

Existem dois tipos básicos de DRE: o simples e o completo.

Hoje vamos falar do modelo simples com mais detalhes e depois, em outro vídeo, falamos sobre o modelo completo, tudo bem?

Então vamos lá:

  • O DRE SIMPLES

O DRE simples tem o objetivo de declarar o montante de despesas que foi subtraído da receita sem especificar as categorias de despesas principais, assim chegamos ao lucro.


Traduzindo, o DRE simples é o cálculo: receita – despesas = lucro ou prejuízo.


Não tem necessidade de especificar muitos detalhes no modelo simples, a conta é essa, e se você estiver na modalidade MEI, a sua empresa pode contar apenas com esse modelo simples para controle próprio, sem nenhuma imposição da lei sobre isso.

  • O DRE COMPLETO

O modelo completo do DRE é mais robusto e complexo, e é exigido por lei pelo menos uma vez ao ano para qualquer tipo de empresa acima da modalidade MEI, como Simples Nacional, Limitada ou Eireli.

Aqui você, ou o seu gestor financeiro, deve calcular todas as receitas e despesas que a sua empresa teve dentro de um período determinado, incluindo impostos.
No conceito é muito simples fazer o seu DRE, não tem mistério nenhum na verdade e agora eu vou te mostrar o passo a passo para você montar o seu DRE sozinho.

  • APRENDA A MONTAR O SEU DRE

Vamos ao passo a passo para você montar o seu DRE sozinho, sem enrolação:

  1. RECEITAS
    Liste as suas receitas, que é tudo aquilo que entra no caixa da empresa, por exemplo:
    • Receita de vendas de produtos;
    • Prestação de serviço;
    • Recebimento de juros;
    • Royalties;
    • Dividendos.
  2. Deduções de impostos
    Como estamos falando do DRE simples, calcule apenas os impostos referente a sua categoria tributária, no caso do MEI, apenas a DAS.
  3. Receita líquida
    Aqui é o resultado do cálculo: Receita bruta – Deduções = Receita Líquida.
    Ou seja, todas as suas receitas menos os seus custos para adquiri-las.
  4. Despesas Administrativas ou fixas
    Despesas fixas correspondem aos gastos para manter a empresa em funcionamento independentemente de haver vendas. Alguns exemplos são:
    • Contas de aluguel;
    • Água;
    • Energia;
    • Manutenção;
    • Telefone em escritórios;
    • Entre outros.
  5. Resultado líquido
    Por fim, temos o resultado líquido, que é obtido pelo cálculo: Receitas gerais – Despesas gerais = Resultado Líquido.

Basicamente, tudo aquilo que entrou no seu caixa, menos tudo aquilo que você precisou gastar para realizar a aquisição dessas receitas.

Se você tem alguma dúvida em relação a montar o DRE da sua empresa, a SMR tem um presente para você.

Nós escrevemos um e-book exclusivo sobre DRE e como montá-lo na sua empresa de maneira muito simples.

Clique aqui e baixe o seu GRATUITAMENTE.

Não perca esse presente, é por tempo limitado.

Bom, essa foi a nossa aula de hoje, esperamos que você tenha aprendido tudo que é necessário para fazer seu DRE sozinho e em caso de dúvida, fale conosco, nos mande um e-mail ou mensagem no Instagram clicando aqui.

Agradecemos e até semana que vem.